quinta-feira, 29 de julho de 2010

Plantas Tipicas da Caatinga

Plantas Tìpicas da Caatinga 

Plantas típicas da ecossistema do sertão nordestino

  1. A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. É formada por árvores de pequeno porte e espaçadas. Essas plantas são chamadas de xerófilas (palavra de origem grega "xero", seco e "philo", amigo).
  2. São adaptadas às condições do clima semi-árido, que predomina no sertão nordestino e apresenta médias de temperatura acima dos 25ºC.
  3. As árvores que caracterizam a caatinga possuem folhas pequenas, cobertas com um tipo de cera. Muitas dessas plantas apresentam espinhos. Suas raízes são profundas, para que elas encontrem na terra a umidade necessária para viver.
  4. Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá.
  5. Vegetação da caatinga.
  6. Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito.
  7. ã o ta ç g e V e
  8. Caroá O Caroá possui poucas folhas lineares e acuminadas. Com até 60 flores, de sépalas vermelhas e pétalas purpúreas. Suas folhas fornecem longas fibras, de grande resistência e durabilidade.
  9. Juazeiro O juazeiro é uma árvore de médio porte, com ramos tortuosos protegidos por espinhos. Suas folhas assemelham-se às folhas de canela. Suas flores são pequenas, de cor creme, dando origem a frutos esféricos, também pequenos, de cor amarelada, doces, com uma semente em seu interior.
  10. Aroeira A aroeira é super-explorada devido a sua madeira resistente, e agrupamentos dessa árvore, que antigamente era dominante na caatinga, estão desaparecendo. Sua madeira é usada em dormentes de linhas férreas, postes e em construções.
  11. Umbuzeiro O umbuzeiro é uma árvore de pequeno porte e de copa larga. Se destaca por sombra e aconchego. Suas folhas, de grande valor alimentício, com gosto "azedinho", também são usadas como alimento pelos seres humanos. O fruto do umbuzeiro chama-se umbu.
  12. Xiquexique O xiquexique é utilizado pelos agricultores, como uma alternativa para alimentação dos animais em períodos de longa estiagem nas caatingas do Nordeste brasileiro. Esta planta é a última alternativa dos agricultores para salvar seus animais, devido a grande dificuldade de sua utilização.
  13. Cactos Os cactos são plantas da Família das Cactáceas. Mesmo atravessando longos períodos sem chuvas, eles conseguem permanecer verdes e vigorosos. Suas formas são variadas, a maioria tem espinhos e alguns dão flores muito vistosas. Podem ser pequenos (com dois centímetros de altura, por exemplo) ou ter até dez metros de altura.
  14. Palma Palma é o nome comum da cactácea forrageira. Seu uso varia desde a alimentação ao gado e humana, paisagístico e cerca-viva, como para a produção de corante natural.
  15. Mandacaru O mandacaru é uma planta da família das cactáceas. Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais.A variedade comum é altamente espinhenta e só é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados, em uma emergência.O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes. Também pode atingir até mais de 5 metros de altura.

Um comentário:

  1. O Bioma que cura os seus moradores, agora está morrendo. O potencial medicinal e aromático de algumas plantas da caatinga tem feito com que a extração delas aconteça de maneira desenfreada, prejudicando a sua reprodução e colocando-as em risco de extinção.

    Na segunda reportagem da Série sobre a Caatinga, nós mostramos a Umburana de Cheiro, muito apreciada na medicina popular nordestina e que tem efeitos comprovadamente eficazes.

    Reportagem: Wllyssys Wolfgang

    Imagens/edição de imagens: Pedro Angelo

    Ver reportagem em: http://www.youtube.com/watch?v=iUORaKWNVoA

    ResponderExcluir